Importância da Presença Online para MEIs ou Autônomos

Importância da Presença Online para MEIs ou Autônomos

Viviane Costa

É um erro achar que somente grandes empresas precisam estar na internet, explorar a presença online, independente do tamanho do seu negócio, é um grande diferencial para conquistar mais clientes, aumentar a visibilidade, ganhar novos mercados e se manter competitivo perante a concorrência.
Estar na internet hoje se tornou uma necessidade. 
Segundo pesquisa realizada pela TIC Domicílios, 126,9 milhões de pessoas usaram a internet regularmente em 2018. Isto prova, cada vez mais, o aumento gradativo do número de usuários conectados à rede. 
Da mesma forma é crescente o número de pesquisas online que as pessoas realizam antes de decidir por uma compra ou contratar um serviço.
Se você ou o seu negócio não estão na internet, então, praticamente, não existem. 
E quando você não tem presença digital, o seu potencial cliente, ao pesquisar na internet sobre o produto ou serviço que você oferece, vai acabar encontrando e fazendo negócio com a concorrência.
Isso não é bom nem para você e nem para o seu negócio.
Porque investir na sua presença online
Está cada vez mais fácil criar presença online e divulgar o seu negócio na internet, mesmo que seja um negócio local. A grande maioria dos consumidores utilizam os mecanismos de busca para procurar empresas locais e se você não estiver lá, terá perdido grandes oportunidades. 
Aqui estão apenas algumas das razões pelas quais você deveria começar a investir na sua presença online hoje mesmo:
– Aumentar a visibilidade e conquistar novos clientes
Se o seu potencial cliente está online, então você também deveria estar. A primeira ação que as pessoas tomam quando precisam de um produto ou serviço é procurar por ele na internet e se você trabalhar corretamente a sua presença digital há grandes chances de ser encontrado e com isso atrair mais clientes e fechar novos negócios.
– Reforçar sua marca
Seja lembrado toda vez que alguém procurar por aquilo que você oferece. Estar presente no dia a dia e na vida dos consumidores fará com que a sua marca seja lembrada em primeiro lugar e escolhida ao invés dos concorrentes. 
– Construir relacionamento 
Com a internet ficou muito mais fácil estar perto do público e interagir com ele, por isso é importante ter um canal ativo no site e nas redes sociais. Esta interação gera maior confiança por parte dos consumidores, além de oferecer importantes informações sobre o seu negócio. Este feedback também irá permitir a criação de novos produtos e serviços que irão atender de forma mais assertiva a necessidade dos consumidores.
– Aumentar a credibilidade
Ter uma presença online estabelecida gera maior credibilidade e confiança no público alvo. Assim como ter um site com aparência profissional com informações detalhadas sobre sua empresa e os serviços e produtos que oferece. 
Primeiros passos para começar a planejar e criar sua presença online
1. Faça uma análise na web e pesquise os concorrentes
Este é o primeiro passo para entender melhor sobre o seu mercado e os seus concorrentes. 
Comece fazendo uma pesquisa sobre seu produto ou serviço como se fosse um cliente em potencial e analise os resultados que aparecem. Você terá uma visão precisa sobre os que as pessoas estão encontrando, quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo. 
Todas estas informações servirão de base para você começar a planejar sua presença online. 
Esta pesquisa deverá ser feita tanto nos mecanismos de busca como nas redes sociais. 
Se você já tem presença online mas ela não é tão forte, esta pesquisa irá indicar a sua posição em relação à concorrência e trazer insights sobre o que pode ser feito para melhorar a sua posição e deixar a sua presença digital mais forte. 
Será mais fácil identificar ações que você não está fazendo e que precisam ser feitas assim como ações que você está fazendo e que não trazem resultado algum. Com isso seus resultados virão mais rápidos.
 
2. Crie um site
Alguns anos atrás era muito caro ter um site , você tinha que contratar um profissional ou uma agência para fazer este serviço. Porém, hoje, esta realidade mudou completamente. É possível que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento, crie um site profissional para o seu negócio em minutos a um baixo custo. Como é o caso da Builderall, a maior e mais completa plataforma de marketing digital do mercado, preferida dos empreendedores e empresários de sucesso. 
Ter um site é bastante útil para que o seu negócio seja encontrado quando alguém pesquisa, além de ganhar visibilidade, atrair novos clientes e gerar confiança no consumidor.
3. Produza conteúdo de valor
Se você sabe quem é o seu público e do que ele precisa, então fica mais fácil criar conteúdo relevante que atraia o visitante e entrega aquilo que ele busca. Conteúdo de qualidade gera engajamento e conversão mesmo que o usuário nunca tenha ouvido falar da sua marca.
4. Esteja presente e ativo nas Mídias sociais
Há uma frase que diz: “Se você não é visto, não é lembrado”. Por isso, invista também nas redes sociais, elas são uma excelente forma de fortalecer a sua presença online, criar relacionamento com o público alvo e ser mais um canal de comunicação entre você e seus clientes. 
Embora seja muito fácil criar um perfil nas redes sociais, vale uma análise para saber em qual plataforma seu público está e concentrar seus esforços nas mais importantes. 
Outro ponto fundamental é alimentar seus canais com conteúdo relevante e de forma regular. A consistência é a chave do sucesso. 
E lembre-se de tempos em tempos acompanhar as métricas das suas postagens, assim irá entender qual assunto o seu público gosta mais, qual gera maior engajamento e qual formato eles preferem. Estes são importantes indicadores que vão orientar no planejamento das próximas ações. 
Construir uma presença forte online além de trazer grandes benefícios para o seu negócio é essencial para o seu sucesso. 
E você não precisa sair por aí contratando várias ferramentas e nem pagar caro para implementar as suas estratégias. Tudo o que você precisa para criar e fortalecer a sua presença digital você encontra na Builderall. 
Então por que não começar agora a dar visibilidade ao seu negócio e atrair mais clientes? 

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Viviane Costa

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