Marketing de Conteúdo: O que é e como criar uma estratégia passo a passo

Marketing de Conteúdo: O que é e como criar uma estratégia passo a passo

Você sabe o que é e utiliza o marketing de conteúdo como estratégia digital para crescer o seu negócio?
A estratégia de marketing de conteúdo é um plano de ações de marketing destinada a criar e distribuir conteúdo relevante para o público alvo. O objetivo é gerar confiança, atrair novos leads, transformar visitantes em clientes, manter contato com clientes atuais a fim de fazer novas vendas. 
Independentemente de sua empresa estar focada no consumidor final ou em outra empresa, você precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo. 
Aqui estão 7 passos para criar a estratégia certa para o seu negócio.
1. Objetivo
Ao criar a sua estratégia de marketing de conteúdo, o primeiro passo a ser considerado é definir claramente o objetivo que deseja alcançar.
2. Público Alvo
Assim como ter um objetivo claro, conhecer o seu público é fundamental para o sucesso desta estratégia. É importante definir os segmentos, dores, preocupações, preferências, hobbies e tudo aquilo que pode afetar na escolha por algum produto ou serviço que sua empresa oferece.
3. Concorrentes
Quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo? Analisar os concorrentes pode encurtar o caminho para o sucesso, uma boa análise irá te mostrar o que está dando certo e o que não está e a partir disso criar ações mais assertivas.
4. Conteúdo
Com todas as informações que você reuniu do seu público alvo e sobre seus interesses, chegou a hora de criar o conteúdo. É importante ter em mente as dores do seu público, o que eles estão buscando e como seu produto ou serviço irá resolver os problemas dos seus potenciais clientes. 
5. Formato de conteúdo 
Independente da escolha do formato do conteúdo será preciso testar qual é o melhor, qual gera mais conversões e engajamento.
Alguns tipos de formatos:
– Vídeos
– Infográfico
– Artigos
– E-books 
– Guias
– Podcasts
6. Divulgação
De nada adianta ter um excelente conteúdo se ele não chegar até o público alvo. Nesta etapa será definido a melhor forma de promover o conteúdo, seja através de um blog, redes sociais, e-mail marketing, base de parceiros, entre outros. A pergunta a se fazer aqui é: onde o meu público está? Dessa forma você irá entregar o conteúdo certo, para o público certo, no lugar certo.
7. Análise de resultados
É preciso acompanhar de perto os resultados de todas as suas ações, só assim poderá corrigir eventuais problemas e otimizar as estratégias para obter melhores resultados.
Viviane Costa

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: