Os 10 elementos essenciais de uma página de vendas bem sucedida

Os 10 elementos essenciais de uma página de vendas bem sucedida

Buenas, tchê!

Num mundo online onde tu vês dezenas de fórmulas e experts prometendo a página de vendas perfeita, como saber em quem confiar e o que realmente funciona?
Convenhamos, cada fórmula parece ter por trás um “Ciro Bottini” das vendas online e todas parecem ser planos infalíveis de “dominar o mundo da internet”, a la Pink e Cérebro Digital.
O que fazer diante de tantas ideias e estilos diferentes, e de cada guru de copywriting que aparece todos os dias… na minha cidade, diria-se que “tu chutas uma moita e saltam uns 20 experts”.
A primeira coisa que tu tens que perceber é que copywriting é muito mais do que qualquer fórmula – é um exercício de comunicação persuasiva. 
Como eu adoro cozinhar – e principalmente comer – vou comparar as diversas fórmulas com receitas de comida. Assim como uma receita, formatos ou fórmulas diferentes proporcionam resultados diferentes. A receita que tu procuras depende do seu público (de quem vai comer), e para chegar a um bom resultado, tu precisarás testar para ver do que as pessoas gostam mais. 
Confesso que fico frustrado quando faço algo novo na cozinha, e principalmente a minha esposa não gosta. Mas, é assim mesmo que funciona: se não gosta de algo que fiz hoje, amanhã tentarei algo novo, e possivelmente terei mais sucesso. 
Agora, voltando a nossa página de vendas, independentemente de qual for a receita a seguir, o importante é entender o raciocínio (a combinação dos gostos), por trás do ingredientes que entram nela. 
Vamos dar uma olhada no que as páginas de vendas mais bem-sucedidas devem ter – independente de como a sua fórmula é passada/promovida. 
1 – Headline – título –  que faz uma promessa e exige atenção
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Se tu não tiveres uma healine que promete imediatamente e prende a atenção do teu prospecto, possivelmente ele não lerá o restante da tua página.

Teu título deve pré-qualificar o leitor baseado nas suas necessidades ou desejos, além de prometer um resultado interessante caso ele decida permanecer contigo e ler o que tu tens a dizer a seguir. 
Ah, mas como eu fico bom nisso? Prática e “furto”. Pratique testes de várias formas e “furte”healines de outras pessoas, no bom sentido. Eu por exemplo tenho um banco de títulos de páginas de vendas, assuntos de emails, anúncios de Facebook. Porque? Simples: eu não copio, eu apenas olho para eles e me inspiro quando preciso criar uma nova página de vendas ou algo em que eu precise usar de persuasão.

Se tu não tens um arquivo com modelos de títulos e textos persuasivos, comece imediatamente a criar um. A maneira mais simples de fazer isso é lendo páginas de vendas de pessoas que tem sucesso em vendas online, principalmente que estejam próximas ao teu segmento e assine – mas, assine muitas – listas de emails. 
2 – Parágrafos iniciais que prometem e convencem
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Presumindo que o teu título já despertou a curiosidade dos teus leitores, agora precisas levá-los a um compromisso psicológico de ler cada palavra da tua página. 
Tu podes fazer isso usando os parágrafos iniciais para conduzí-los, estabelecendo uma conexão e aprofundando a promessa feita no título.

Este é o lugar para tornar mais específico o que teus leitores estão prestes a descobrir através do produto que estás ofertando. O mais importante aqui é que eles saibam como a aquisição deste produto ou serviço lhes aproximará do resultado que eles querem obter. 
Alguns experts chamam estes parágrafos iniciais de teasers. E há uma boa razão para isso, acredite: eles devem mostrar o suficiente para que o leitor queira saber mais. 
Ajude o teu leitor a entender que está no lugar certo e que há um resultado fantástico a ser obtido ao rolar a tua página de vendas, e ele continuará até o final dela. 
3 – Ah, sim… tu precisa contar uma história que revele a razão da oferta
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Existe uma expressão que diz que “palavras falam, histórias vendem”. E isso é 100% verdadeiro. As pessoas se tornam 100% conectadas com histórias. 
Voltado a gastronomia,  – mas nem tanto, e contando uma história: dia desses fui passar uma semana em um hotel fazenda. Se tu me conheces, já deves saber que eu adoro provar bebidas, desde cervejas até cachaças e afins. 
Chegando lá, pedi uma caipirinha ao dono da pousada, com uma determinada marca de cachaça que eu gosto. Ele me disse que não tinha, mas que tinha algo melhor. Foi lá e preparou a melhor caipirinha que eu já tomei na minha vida.
Enquanto conversávamos e eu elogiava o drinque, ele me contou a história do dono da cachaçaria que fabricava aquela “pinga de alambique”.

Para resumir, o pai do homem sempre sonhara em ter um alambique, mas nunca havia conseguido. O filho estudou, tornou-se um médico famoso e então construiu a cachaçaria em homenagem ao pai. 
Eu fiquei impressionado com a história e fiz questão de ir até o alambique. Quase deixei minhas bombachas lá para pagar os vários tipos de cachaças que comprei, mas vivi umas das experiências mais incríveis e tudo isto por causa de uma boa história. 
Todos queremos ver como uma história se desenrola – e é exatamente por isso que muitas páginas de vendas de sucesso incluem história sobre o autor ou sobre alguém que ele ajudou. Seu potencial cliente que ter resultado através da tua oferta, e ele prestará atenção nas histórias que envolvem este resultado. 
Se tu não és um bom contador de histórias, visite novamente algumas páginas de vendas que tenha visto no passado. Ficarás surpreso ao ver como bons escritores trabalham com isso. 
Mas, atenção: conte histórias verdadeiras. Teu público não é tonto!
4 – Autoridade e credibilidade
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Esta é uma seção onde tu podes inserir um “quem sou eu e porque tu deverias me ouvir”. O objetivo é estabelecer credibilidade. Tu podes ser muito direto nisso, mas existem maneiras mais sutis, para que não pareças pedante. 
Voltando a história: este é um ótimo lugar para tecer um breve histórico sobre o autor/vendedor do produto ou serviço, os resultados recebidos, as credenciais que te estabelecem como autoridade e as razões que te tornam a escolha perfeita para que as necessidades do leitor sejam satisfeitas. 
As pessoas compram de quem confiam, gostam e tem conexão. Tempera tua copy com detalhes que tornam o autor do produto uma fonte intereressante e com autoridade e a mensagem geral se tornará muito mais atraente. 
5 – Subtítulos que fazem o leitor para de rolar a página e facilitam a leitura
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Subtítulos tem duas funções em uma página de vendas de sucesso.
Primeiro, eles facilitam a leitura e mostram porque o leitor precisa continuar lendo a seção abaixo. Essencialmente, eles são mini-títulos criados para fazer uma promessa e atrair o leitor para continuar.

Para cada bloco de texto em sua página de vendas, pergunte-se “porque as pessoas leriam isto?” E traduza essa resposta em em um subtítulo convincente. Reveja postagens de blogs e textos de páginas de vendas que tu gostastes e observe como o autor te manteve ligado a subtítulo incríveis.

O segundo propósito de um subtítulo é transmitir uma promessa tão chamativa que as pessoas que estão rolando a página param e pensam “tenho que voltar e ler isso”.

Jamais deixe um subtítulo em tua página de vendas sem primeiro se perguntar se é “digno de parar” o leitor. 
6 – FAQ – Quebra de objeções
Um dos maiores erros de quem cria uma página de vendas é não ter uma área de PERGUNTAS E RESPOSTAS, quebrando objeções.
Quando alguém visita uma página de vendas, ele pode estar apenas curioso ou principalmente preocupado com seus próprios problemas (e possivelmente tentando resolvê-los). Isso os leva a levantar objeções quando estão prestes a clicar no botão “Comprar”. 
Certamente, estas pessoas estarão pensando coisas como:

“Será que isso funciona para mim?”
“Será que é difícil?”
“Será que terei tempo?”
“E se eu não gostar e quiser devolver?”
“Posso confiar nesta pessoa?”

Está nas tuas mãos antecipar estas objeções e deixar respostas que mostram um antídoto para as desconfianças de quem está atrás da tela. 
Sugiro dar uma olhada na tua página e se perguntar se tem um FAQ e se ele está fazendo direito o seu trabalho. Se não, tu já sabes o que tens que fazer. 
7 – Prova de que seu produto ou serviço realmente funciona
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Certamente tu já ouvistes falar de prova social. São os depoimentos de que a comida que tu fazes é realmente gostosa. No meu caso, minha esposa, minha mãe, meus filhos, minha sogra e cunhados são a minha prova social. Todos gostam quando cozinho ou faço churrasco. 
Se tu tens clientes satisfeitos, esta á e seção da tua página em que fazes isso ser aplicado de forma que as pessoas confiem ainda mais em ti. 
É importante tornar estas histórias o mais reais possível. Procure formas de mostrar que teus clientes anteriores obtiveram resultados através do teu produto ou serviço, apesar dos obstáculos, retrocessos ou circunstâncias que podem deixar teus clientes preocupados. Use isto a favor de fazer com que teus clientes potenciais se sintam tranquilos em relação a tua oferta. 
8 – Oferta irrecusável
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Lembre-se que as pessoas não compram produtos ou serviços – elas compram soluções, resultados e experiências.

Mostre todos os detalhes do que seu produto pode fazer por eles (inclua isto também na sua história) e especifique quanto cada um destes benefícios vale – financeira e emocionalmente.

Mostre uma imagem clara de tudo o que eles estão recebendo. Empilhe valor e ancore preço, de forma que seus leitores fiquem satisfeitos com a sensação de que a sua oferta é exatamente o que eles precisam e além disso, o preço é ínfimo se comparado aos resultados e a entrega que tu farás. 
Crie a imagem de Fator 10X. Se tu conseguires mostrar ao leitor que a tua oferta realmente vale 10x mais do que estás cobrando, a decisão de compra ficará muito mais simples. E se puderes mostrar que o produto será capaz de se pagar (em tese, se tornando “grátis”), melhor ainda!
9 – Ofereça um ambiente sem riscos – Garantia
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As pessoas tem pavor de ser enganadas na internet. E, infelizmente, em nosso país, isso acontece o tempo todo. Então, quando alguém visita uma página de vendas, possivelmente ele estará armado de vários escudos para não cair em ciladas. 
Por isso, sempre é importante oferecer uma super-garantia, trazendo todos os riscos para você.
Isso chamamos de inversão de riscos e é muito simples de fazer. Basta oferecer uma garantia de satisfação de 100% – se o comprador não gostar se seu produto ou serviço em um prazo de até 30 dias, ofereça a possibilidade de ele pedir o reembolso de 100% do dinheiro. 
Obviamente, tu precisarás se prevenir dos espertinhos. Então, tenha cuidado de estabelecer também algumas diretrizes, principalmente se trabalhas com produtos físicos, que envolvem custo mais elevado e frete. 
10 – Fechamento: seja efetivo para que o botão COMPRAR seja clicado
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Tu não tens uma página de vendas se ela não tiver um forte apelo a ação. 
É o que chamamos de CTA – Call to action, ou em tradução livre, apenas CHAMADA À AÇÃO.

Nesta fase, lembre aos seus clientes os benefícios que eles obterão quando comprarem e relembre as dores e os inconvenientes que desaparecerão totalmente quando usarem teu produto ou serviço. 
Depois de fazer isto, peça-lhes explicitamente que comprem. Não fazer isso vai lhe fazer perder vendas e este é um erro fácil de evitar.

Tu não precisas fazer a coisa da forma difícil, tipo COMPRE. Pode usar convites como “venha comigo”, “quero obter o acesso”, “quero transformar minha vida”, “quero mudar meu temperamento”, “clique e faça o download agora mesmo”.

Quando as pessoas chegam ao final de sua página de vendas, todas as suas objeções são colocadas em uma ponta da escala e o preço na outra ponta. Aqui é a tua chance de informar com cuidado que elas tem a chance de obter os benefícios desejados e resolver seus problemas ao mesmo tempo. 
Use nossas ferramentas
A Builderall tem um construtor de sites com dezenas de templates de páginas de vendas, prontas para aplicar todos estes conceitos mostrados acima. Basta editar os textos e tua página de vendas altamente voltada a conversão poderá estar no ar em algumas horas.

Se ainda não se cadastrou para experimentar, faça-o imediatamente e comece a testar a ferramenta mais incrível para te ajudar a fazer vendas todos os dias. 
PS.: Sobre os prints
Os prints usados neste artigo foram gentilmente cedidos por um de nossos clientes, a Vineyard Music do Brasil. O treinamento exposto aqui vende mais de R$ 30.000,00 todos os meses, com um ticket de apenas 197,00 atualmente, para um público relativamente seleto. 

Caso você se interesse pelo assunto e queira conhecer mais, acesse o link http://pv.liderandolouvor.com.br .

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